top of page

Descubra: (EM) REFORMA?

Explore
Notebook & Pad
Início: Bem-vindo
WhatsApp Image 2018-12-13 at 7.52.16 PM.

Sobre

Silvio Célio Felicio é professor de História da Rede Estadual de Ensino, desde 2004, é professor/coordenador no Colégio Estadual João Netto de Campos. Licenciado e Bacharel em História pela UFG Catalão, especialista em História do Brasil e aluno do Mestrado Profissional em História na hoje UFCAT. Desenvolve  pesquisas na área de História Cultural, sobre rádio e modernidade, História e Cotidiano em Catalão (1955-1965), orientadas pela professora  e doutora Regma Maria dos Santos. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Reforma do Ensino Médio e sua divulgação/repercussão na mídia digital e a situação da disciplina de História na composição do novo Ensnino Médio, além da implementação da Reforma na rede pública de Goiás.

Início: Sobre

Apresentação

O objetivo do Blog é de oportunizar um espaço de discussão e divulgação do que foi veiculado na mídia digital sobre a Reforma do Ensino Médio desde a MP746. Até a Lei 13415 de  17 de fevereiro de  2017.

Neste espaço disponibilizo várias notícias e textos divulgados pela imprensa, artigos, textos de blogs de professores, sites de instituições de ensino, além de pesquisas acadêmicas já realizadas sobre o tema e que servem de aparato teórico para minha pesquisa de conclusão de Mestrado em História.

Acredito que este Blog possa também se converter num espaço de discussões e para publicações de alunos da graduação e professores/pesquisadores que discutem sobre a Reforma do Ensino Médio e o Ensino de História nessa nova configuração dessa modalidade da educação básica no Brasil.

Utilizo este veículo para divulgar parte do percurso da minha pesquisa sobre a Reforma e BNCC ( Base Nacional Comum Curricular ) bem como parte da minha experiência como professor de História da Rede pública.

Os temas Reforma do Ensino Médio e BNCC ainda requerem muito estudo muitos debates e discussões pois se trata de mudanças em curso e que podem afetar e muito a Educação Básica no Brasil.

Início: Sobre
Início: Blog2

Proposta de ministério que altera ensino de história causa reações

Por: SABINE RIGHETTI

Se a base nacional curricular proposta pelo Ministério da Educação passasse a valer hoje, as escolas de todo o país teriam de fazer uma mudança significativa no ensino de história, especialmente no ensino médio.

Isso porque, atualmente, sem uma ementa "padrão" a ser seguida, as escolas se baseiam fortemente em uma "visão europeia" e cronológica da história: antiga, medieval, moderna e contemporânea –isso além de história do Brasil e da América.

A nova proposta de currículo de história no ensino médio, elaborada por especialistas convidados pelo MEC, vai no sentido oposto. Dá ênfase, por exemplo, à história das Américas, da África e história indígena nos dois primeiros anos do ensino médio.

História antiga europeia, como Grécia e Roma, ficariam em segundo plano. Nem sequer aparecem na proposta curricular do MEC.

O projeto da proposta curricular ainda segue em discussão, de acordo com o MEC, pelo menos até o final do primeiro semestre de 2016.

Mesmo assim, já está tirando o sono dos acadêmicos mais conservadores e dividindo opiniões desde que foi lançado, no início de setembro.

Hoje, as escolas públicas que oferecem ensino médio seguem diretrizes estaduais. As particulares têm liberdade de ensinar o que quiserem desde que não firam alguns princípios "básicos", que são acompanhados por supervisores do governo estadual.


LEIA COMPLETO EM: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/11/1709478-proposta-de-ministerio-que-altera-ensino-de-historia-causa-reacoes.shtml

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado

São Paulo 9 FEV 2017 - 15:28 CET O Senado aprovou nesta quarta-feira, por 43 votos a 13, a Medida Provisória que institui a reforma do Ensino Médio. Anunciada pelo presidente Michel Temer às pressas e

Entenda como fica a geografia na reforma do ensino médio

O governo federal apresentou ontem (22) uma medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio. Para entrar em vigor, a MP deve ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado. Uma das prin

Início: Contact
bottom of page